Desenvolvedor cria emulador de NES para o Hololens; Veja

O game mais conhecido do planeta, Mario Bros, já recebeu jogos para diversas plataformas já lançadas pelo mundo, e com certeza é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar do herói italiano que sempre está percorrendo o mundo em busca de sua Princesa Peach, que sempre é raptada pelo vilão Bowser.

O aparelho de Realidade Virtual da Microsoft, o Hololens, recentemente recebeu uma portabilidade do jogo do Mario, feito por um desenvolvedor independente, que decidiu ver se o jogo poderia ser jogado no acessório VR.
No entanto, o desenvolvedor teve sucesso, e o
jogo rodou sem nenhum problema no Hololens. Andrew Peterson, desenvolvedor independente de software, resolveu usar seu tempo livre para criar o mundo do Mario Bros que pudesse ser visto no Hololens, além de recriar todo o áudio original do jogo também.



O jogo utiliza um emulador desenvolvido por ele mesmo, o N3S. O emulador consegue converter os sprites 2D de jogos antigos como objetos 3D com realidade aumentada. Veja a seguir um vídeo que o próprio Peterson fez demonstrando como ficou:


No vídeo podemos ver também outros jogos, como por exemplo Donkey Kong, também rodando no emulador N3S no Hololens. Apesar de parecer simples o processo de criação, Peterson comentou que a criação não foi nada fácil de ser feita.
Ele comenta: "O Hololens não consegue rodar o fps dos jogos na velocidade padrão deles nativamente, principalmente quando os jogos utilizam bases 3D juntamente com elementos 2D, como Donkey Kong 3, por exemplo. Precisei ajustar e otimizar o emulador para rodar no Hololens de modo que ele conseguisse reproduzir os gráficos originais dos jogos e também conseguir manter a taxa de quadros por segundo a mais alta possível, evitando desconforto no uso do aparelho quando em uso."

Quem se interessar em conhecer mais sobre o emulador de Peterson, pode clicar aqui e acessar diretamente a página do desenvolvedor. Para quem já possui o Hololens, pode clicar aqui para fazer o download do código fonte do aplicativo.