Rumores apontam que Nintendo NX será portátil, irá usar cartucho como mídia e controles destacáveis

O próximo console da Nintendo, até então com codinome Nintendo NX, poderá ser um console portátil, o qual também poderá ter controles que são destacáveis, mencionou um novo relatório publicado por fontes ligadas a empresa.
De acordo com a Eurogamer, uma quantidade confiável de fontes confirmaram que o NX será um dispositivo portátil, com boa potência bruta a nível de hardware, e que terá módulos controladores que poderão ser ligados em cada lado da tela, o que, no caso, da a entender que o controle será dividido em 2, sendo que cada mão irá usar uma parte, respondendo a cada sensor colocado ao lado da tela.
O sistema também poderá ser ligado a uma estação de acoplamento para que o aparelho possa ser usado em grandes telas. Essa base é descrita pela Eurogamer como o "núcleo do NX".

A fonte ainda diz que o NX irá usar cartuchos como mídia principal para seus jogos. Isso não seria de se estranhar, já que a BigN tem um grande histórico de uso de cartuchos em seus consoles, como NES, SNES, N64 e os portáteis GB, GBA, DS e 3DS. Uma preocupação é sobre a
capacidade dos cartões, dado o fato de que hoje em dia, muitos jogos, utilizam ao menos 30 a 40GB de espaço nos discos Bluray, sendo que já existe um projeto de Bluray com 100GB de capacidade, já que a demanda por espaço para gravar os dados dos jogos cresce a cada ano.
Além disso, devido ao tamanho dos dados, tanto o Playstation 4 quanto Xbox One obrigam o usuário a instalar boa parte dos dados do disco no HD, fazendo com que o carregamento dos dados sejam acelerados, melhorando a leitura e a experiência do usuário. Quanto ao cartucho, além do espaço que ambos irão ter, a velocidade de leitura dos mesmos seria uma outra preocupação.

O software que irá integrar o sistema do novo console será feito pela própria Nintendo, não sendo utilizado Linux como plataforma base, mas sim sistema próprio dela. Rumores anteriores comentavam que seria baseado no Android, mas aparentemente o rumor foi descartado.
A Nintendo não falou oficialmente ainda publicamente sobre o hardware que irá integrar o novo console, porém as principais fontes que saem os rumores batem com o que foi descrito nesse artigo. Aparentemente, a Nintendo quer fazer um híbrido entre console de mesa e portátil, tal qual tentou fazer com o Wii U. Porém, como já é sabido por muitos, a tentativa não foi um sucesso.
Porém a BigN quer aprimorar o recurso já visto no Wii U e fazer do novo console um aparelho que esteja disponível em todos os ambientes da casa, seja quarto, sala ou áreas externas.

Shigeru Miyamoto comentou que "estamos trabalhando em uma ótima ideia para o NX. Ainda não podemos compartilhar nenhuma informação no momento. Se estivéssemos seguindo a tendência do mercado que é melhorar apenas o hardware do produto, então já teríamos liberado mais informações, o que não é o caso."
A Nintendo confirmou que o lançamento do novo console está programado para ocorrer no mês de Março de 2017, não mencionando dia e nem se irá manter mesmo o mês. Resta aguardar por informações concretas.